Pesquise no blog

Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Betinho -1978 - 1980




O capixaba Roberto Fontana Madeira, o Betinhonascido em 09 de julho de 1947, veio para o futebol pernambucano em 13 de abril de 1971, egresso do Botafogo do Rio de Janeiro para o Santa Cruz, já sendo campeão na campanha do tricampeonato. Em 1972, o tricolor do Arruda conquista o tetracampeonato com Betinho na equipe. Ainda este ano, fez o gol na reinauguração do Estádio José do Rego Maciel (Arrudão) na vitória por 1 a 0, contra a Seleção Brasileira de Novos.

Em agosto de 1973, foi contratado pelo Náutico que desejava a qualquer custo evitar o hexa do Santa Cruz que igualaria ao seu feito, onde detém  até hoje. Betinho que era ídolo no Santa Cruz, diz que foi boicotado no Náutico por Jorge Mendonça (que depois brilhou no Palmeiras), Vasconcelos e Cincunegui ( que fez sucesso no Atlético Mineiro e sudeste). Betinho não se firmou no Náutico, mas foi campeão em 1974, evitando o hexa tricolor. Betinho ficou no Náutico até 12 de fevereiro de 1976.

Em 13 de fevereiro de 1976, insatisfeito na equipe timbu, retornou a equipe coral que o contratou pela importância de cem mil cruzeiros. O Santa Cruz não se arrependeu, pois Betinho foi um arraso no campeonato, conquistando o título do Campeonato Pernambucano de 1976, sendo um dois principais jogadores do time juntamente com Givanildo Oliveira e o artilheiro Nunes. Betinho permaneceu no Santa Cruz de 1976 a 1980. Em 1978/79 foi bicampeão pernambucano. Em 25 de outubro de 1978, ganhou uma placar no Estádio do Arruda por fazer um gol de placa”, em jogo contra o Ferroviário do Recife, pelo Estadual. O goleiro do ferroviário chutou a bola pra o meio campo, Betinho matou a bola com o pé direito e chutou com o esquerdo fazendo um belo gol.

Betinho, foi um dos grandes jogadores que passaram pelo futebol pernambucano. É o único jogador que ganhou título pelos três grandes de Pernambuco. É um dos maiores goleadores da história do futebol pernambucano com106 gols, 90 deles vestindo a camisa do Santa Cruz .

Fontes: Diário de Pernambuco, Revista Placar e Vozes da Zona Norte

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e serão ou não publicados de acordo com a avaliação do moderador.